Templates no Illustrator

Você já ouviu falar dos Templates do Illustrator? Sim? Não? Se não ouviu, pode ser porque esse assunto é pouco falado na internet. Não existe quase nenhum conteúdo brasileiro sobre esse assunto. Bom, Templates são presets (padrões) de documentos que podemos usar de modo repetitivo. Vamos dizer que a coisa que mais criamos no Illustrator é um cartão de visita. Para não termos que abrir o soft e digitarmos as medidas e configurações sempre que formos fazer um novo arquivo, podemos utilizar os templates para facilitar. Por exemplo, invés de abrir digitar as configurações do arquivo, poderíamos criar um template com as configurações que usamos, salvar e utilizar quando quisermos, facilitando bastante nosso trabalho. Entendeu?

Abrindo um Template

Para uma melhor compreensão, vamos ver como funciona os templates na prática. Abra o Illustrator, vá até o menu File/Arquivo, New fromTemplate/Novo Modelo e dê um clique. Ao clicar, uma nova janela se abrirá. Nela, você abrirá a pasta “Black Templates” e encontrará vários templates, escolha um e dê 2 cliques no arquivo “Brochure”. Acompanhe:

template1

No exemplo, utilizamos o arquivo ‘Brochure’ que nada mais é que um flyer com duas dobras, mas poderíamos ter usado qualquer outro arquivo invés desse. Dentro dessa pasta existem vários tipos de arquivos. Cartões de visitas, embalagem para CDs, layouts, banners e muitos outros. Por isso os templates são tão bacanas, muitos arquivos já pré-configurados estão disponíveis de forma simples.

Agora deu pra entender, certo? Vamos ao arquivo.

Observem que esse arquivo já está com as dobras corretas, isso se dá porque o arquivo foi configurado previamente. Se quiséssemos, poderíamos usar esse padrão para criar o impresso, pois um padrão já está feito.

template2

Com as divisões e espaçamentos prontos, só precisamos colocar a arte. Simples, não é?

Como falado antes, utilizamos o exemplo de um panfleto, mas outro arquivo poderia ser feito. Façam os testes com outros arquivos, explorem essa pasta, ok? 😉

Criando um Template

Criar um template é uma tarefa simples e fácil. Precisamos apenas definir o que queremos criar, configurar, inserir a parte visual e salvar da forma correta. Para o objeto de estudo, vamos utilizar o novo padrão de capa do Facebook, que após a atualização está com as dimensões de 828x315px.

Para a criação, precisamos editar o arquivo padrão e depois salva-lo como template, é simples.

Clique no menu File/Arquivo, New/Novo e coloque as seguintes configurações:

– Width/Largura 828px;

– Height/Altura 315px;

– Color Mode/Padrão de Cor RGB;

– 72 PPI.

O arquivo ficará dessa forma.

template3

Agora, clique em Ok e o arquivo em branco se abrirá. Se vocês quiserem, o arquivo já pode ser salvo, sim ele pode. Mesmo que o arquivo não tenha nada, o preset da capa do Facebook já está montado e pronto para uso.

O template não é salvo da mesma forma de um arquivo comum, mas é bem semelhante. Com o arquivo aberto, clique em File/Arquivo e depois em Save as Template/Salvar como Modelo. Após esse passo, você escolhe a pasta onde deseja salvar o template, renomeia o arquivo para “capa_facebook” e clica em Salvar. Perceba que o arquivo é salvo com um formato diferente: AIT (Illustrator Template), o Illustrator salva todos os templates com um formato diferente para que os usuários não confundam com o arquivo padrão (AI).

template4

Agora, toda vez que você desejar criar uma capa para Facebook, só precisar abrir o template e aplicar a parte visual, a configuração do arquivo já está feita para ser usada, simples e prático, certo? Lembrando que o template pode ser feito com qualquer tipo de arquivo, usamos a capa do Facebook, mas pode ser feito o mesmo processo com qualquer outro arquivo.

Entendeu como funciona os templates? Bacana, né? Os templates são muito úteis para criações repetitivas, aquelas que você faz diariamente. Poupa tempo e trabalho e é super prático.

Gostou dos templates? Sim? Não? Fala aí nos comentários.

Abraços!

2 Comentários Comente →


  1. Dr Rodolfo Aurelio

    Demorei mais encontrei seu site. Conteúdo de qualidade. Obrigado por compartilhar

    Reply
  2. antonio

    Me fez avançar muito na criação de webpages.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *