Como se promover no mercado

A concorrência do mercado é acirrada, por isso é necessário dar muita atenção ao seu perfil profissional, principalmente se você é recém-formado ou estudante e não tem um portfólio “bacana”. Por isso, alguns cuidados e estratégias podem ser tomadas para que você consiga se encaixar no mercado com sucesso.

Diferentes de outras profissões, o portfólio é o cartão de visita de designers, ilustradores, animadores, produtores e web designers. Para algo tão importante, você deve dar um tempo (um bom tempo na verdade) na montagem e organização do seu portfólio.

Nas dicas de hoje, vamos aprender a nos promover na internet com dicas simples, mas que funcionam de verdade. 😉

#01 – PORTFÓLIO

A proposta de um portfólio é apresentar e atestar suas habilidades e conhecimentos artísticos, além de impressionar quem o vê. Ao apresentar trabalhos, é necessário indicar o contexto em que eles foram feitos e sua funcionalidade. Dessa forma, o cliente/empregador avaliará os seus conhecimentos e habilidades mais pratica. É exatamente por esses motivos, que você não pode colocar coisas aleatoriamente, tudo precisa ser explicado e bem apresentado.  O portfólio pode ser dividido em duas partes: digital e impresso.

portfolio1

#01.1 – Portfólio Digital

O portfólio digital é o mais usado por designers, Ilustradores, animadores… justamente pela facilidade de uso, e simplicidade das ferramentas disponíveis na internet. Como já foi falado, a apresentação e qualidade dos trabalhos é a principal jogada para conquistar clientes. Apresentaremos dicas de como apresentar o seu portfólio. Confira:

PENSE COMO SE FOSSE O CLIENTE: Avalie o que um possível cliente espera ver em seu site. Informe sobre suas especialidades, experiências e personalidade.

SE EXPRESSE BEM: O seu portfólio é a sua maior forma de expressão; só apresente os seus principais projetos e use uma linguagem simples e mais formal em suas apresentações.

TIPOGRAFIA: Nunca use uma tipografia rabiscada demais. Utilize uma fonte sutil e de fácil legibilidade. As informações precisam estar na maior simplicidade possível, para que assim, todos possam ler sem nenhum tipo de problema.

FAÇA ATUALIZAÇÕES: Não esqueça que tem um portfólio! Poste os seus trabalhos/projetos assim que forem finalizados. O portfólio é a sua imagem, ele precisa de boas atualizações sempre.

portfolio2

#01.2 – Portfólio Impresso

SAIBA ESCOLHER: Para um portfólio impresso, não é preciso mais do que dez peças. O digital permite que você mostre muitos trabalhos de uma só vez, mas o impresso não permite isso. Para essa categoria, escolha apenas os trabalhos de mais qualidade.

SEJA CONSCIENTE: Mostre aos clientes que você entende a importância de uma identidade gráfica consistente e consegue lidar com diversos tipos de projetos.

portfolio3

#02 – FERRAMENTAS PARA PORTFÓLIOS DIGITAIS

As páginas de portfólio são suas principais ferramentas para apresentar seus Jobs, mas além disso, você precisa que as pessoas vejam seus trabalhos, você precisa se mostrar! Escolhemos algumas ferramentas que podem ajudar você a ter o seu portfólio online:

BEHANCE: Talvez a mais famosa ferramenta para portfólios online para os designers. O site conta com portfólios do mundo todo e com todo tipo de conteúdo e inspiração.

CARBONMADE: Ainda meio “desconhecido” por alguns, o Carbonmade é um ótimo site para a exibição de portfólios online. Além da facilidade de uso, ele permite que os usuários modifiquem os layout e navegação do seu perfil, podendo dar um toque mais pessoal a página.

CARGO COLLECTIVE: Possui uma aparência mais “formal” que o anterior. O seu diferencial é que ele funciona como um armazenador de portfólios pessoais (sites pessoais).

DEVIANTART: Além de possuir vários recursos (vetores, imagens, texturas…) para designers, ilustradores e artistas, a página funciona como um portfólio também. Apesar que, é mais utilizado por artistas do que por designers.

FLICKER: Geralmente mais utilizado mais para fotografias, o Flicker é uma ferramenta que vem crescendo muito nos últimos anos, e que com certeza, é uma boa escolha para seu portfólio.

SITE PESSOAL: Apesar de todos esses sites citados, não a nada mais satisfatório que o seu próprio portfólio (site pessoal). Nele, você pode dar seu toque pessoal e ‘layoutar’ da forma que achar melhor. Caso você não saiba criar o seu, contrate um desenvolvedor ou web designer.

portfolio4

#03 – NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são um ótimo lugar para promover o seu trabalho. Através de textos, imagens e vídeos, podemos apresentar nosso trabalho e processo criativo com facilidade. Mas há uma diferença em se portar como pessoa e profissional. Fique atento as dicas:

#03.1 – SEJA SEMPRE EDUCADO: Isso é meio óbvio, e para qualquer profissional, mas sempre é bom reforçar. Seja gentil, simpático e evite discussões. Pense na sua reputação e haja de acordo.

03.2 – RESPEITE OS CLIENTES/PÚBLICO: Nunca reclame virtualmente sobre preços e prazos, isso dá uma má impressão para você. Não dê suas opiniões pessoais sobre o cliente A ou B. Seja profissional!

#03.3 – PREZE PELA QUALIDADE: Na internet existe muito conteúdo. Por isso, pense no tipo de conteúdo que você apresentará para o público que você quer impressionar.

portfolio5

Essas são dicas simples, mas podem ajudar você a se encaixar no mercado com mais facilidade. Acha que esse artigo te ajudará em algo? Fala nos comentários. 😉

Abraços e muitos Jobs!

0 Comentários Comente →


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *