Aprenda como utilizar o recurso Smart Object no Photoshop

Hoje, vou ensinar como se utilizar o recurso Smart Object para se construir mockups no Photoshop. Este tutorial é bem fácil de ser executado e é destinado aos iniciantes e intermediários no PS. Estou usando a última versão do PS (CC 2015), mas se estiver usando as versões CS5 ou superior, você não terá problemas em realizar este tutorial.

O Smart Object ou Objeto Inteligente é um recurso não destrutivo que permite armazenar as propriedades da camada que estiver como Smart Object. O PS transforma uma ou mais camadas em uma única camada que pode ser editada posteriormente sem destruir suas propriedades originais.

Usaremos um exemplo para este tutorial. Imagine que estamos trabalhando em um anúncio para mídias out of home, como outdoors, totens ou pontos de ônibus. Usaríamos este recurso para ver como seria uma aplicação real do nosso trabalho nestas mídias. O recurso Smart Object aplicado neste caso serve para todos os trabalhos que precisem de uma visualização real ou próxima ao real.

Vamos ver na prática?

1 – Criando o arquivo

Como todo começo de trabalho, vamos preparar nosso material para trabalhar. Neste link você encontra a imagem base que utilizei para fazer este tutorial. Com o PS aberto, vamos abrir esta imagem em File > Open… / Arquivo > Abrir… ou usando o ctrl + O se você está usando a plataforma Windows ou o cmd + O se estiver usando a plataforma Mac.

1

2 – Criando o Smart Object

Vamos usar o espaço em branco como referência para criar o Smart Object. Crie um retângulo usando a barra de ferramentas na esquerda ou use o atalho (U) do teclado. Você pode navegar entre as ferramentas de formas usando o shift + U. Certifique-se que a opção SHAPE esteja ativa, na barra de controle superior.

2

Com a Rectangle Tool selecionada, vamos criar um retângulo um pouco maior do que o espaço em branco. Não se preocupe com a cor que for aplicada, pois ele não fará diferença neste momento.

3

Feito isto, vamos renomear esta camada e criar um Smart Object a partir dele.

4

Até aqui, nenhuma dificuldade. Continuando com o trabalho, vamos agora selecionar o nosso retângulo e em Edit>FreeTransform ou ctrl / cmd + T, vamos ajustar de acordo com o tamanho do espaço em branco da imagem. Segurando o ctrl / cmd + click, vamos selecionar os pontos âncoras nas extremidades do retângulo para ajustar. Aperte Enter ou dê dois cliques para confirmar a ação.

5

Teremos este resultado:

6

Feito isto, dê dois cliques na miniatura da camada Smart Object. Ele irá abrir uma extensão .psb:

7

Note que o retângulo é exatamente o mesmo que criamos antes de transformar em Smart Object:

8

Aqui, vamos aplicar o nosso trabalho para que ele seja exibido na arte final. Você pode usar a imagem de exemplo neste link.

9

Créditos da imagem: Ronald McDonald

Com a imagem aberta, arraste esta imagem para dentro da aba anuncio.psb. Ajuste a imagem para o mesmo tamanho do retângulo:

10

11

Feito isto, salve o arquivo usando o ctrl / cmd + S ou File >Save… Feito isso, feche esta aba. Volte para a imagem base para ver o resultado.

12

A esta altura, já temos um resultado satisfatório.

3 – Criando efeitos

Vamos deixar o trabalho um pouco mais realista criando um efeito de vidro. Primeiro, crie uma nova camada vazia usando ctrl / cmd + shift + N e nomeie como Vidro. Com a camada selecionada, selecione a Pen Tool (P) e crie um triângulo seguindo a proporção do espaço do anúncio:

13

Feche os pontos da forma e clique com o direito do mouse e selecione a opção Make Selection ou Fazer seleção:

14

Ele irá criar uma seleção a partir do caminho que você fez com a Pen Tool (P). Feito isto, selecione a Rectangular Selection Tool (M), clique no botão direito do mouse em cima da seleção e selecione a opção Fill ou Preencher e escolha a cor Branca ou vá em Edit > Fill para exibir a caixa de diálogo, como na imagem abaixo:

15

16

Feito isto, deixe esta camada com 20% de opacidade apertando o número 2 ou no controle de opacidade na aba de Layers. 

17

Vamos aplicar um efeito de Blur / Borrar nesta camada. Vá em Filter > Blur > Gaussian Blur. Deixe com 6 de borrão.

18

Selecionando o Smart Object novamente, vamos aplicar um efeito de camada para deixar como se fosse iluminado internamente. Para isso, dê dois cliques na camada (não na miniatura) ou clique no ícone FX na parte inferior do painel de Layers. Selecione o efeito Inner Glow e deixe com 50% de opacidade e size (tamanho) de 101px. Dê OK.

19

Selecionando a camada Vidro novamente, vamos aplicar uma máscara de camada e ocultar um pouco o efeito de vidro, mais ou menos pela metade. Na parte inferior, do lado esquerdo do ícone de FX, clique para aplicar a máscara de camada:

20

O recurso LayerMask/ Máscara de Camada funciona com as cores preto e branco. Se alguma camada estiver com máscara aplicada, o preenchimento em preto irá ocultar o conteúdo da camada e o branco irá mostrar. É um recurso não destrutivo e muito utilizado no PS para criar manipulações.

Com a máscara aplicada, selecione a Brush Tool (B) e deixe em primeiro plano a cor preta. Vamos pintar em cima da máscara até metade do efeito. Teremos este resultado:

21

Ainda falta alguma coisa pra deixar um pouco mais interessante. Por isso, vamos pegar um pedaço da própria imagem para aplicar em cima do vidro, como se estivesse refletindo o ambiente. Crie um retângulo com a Rectangular Selection Tool mais ou menos perto dos outros pontos de ônibus da cena e use o atalho ctrl / cmd + J para criar uma nova camada a partir desta seleção:

22

Vamos arrastar para frente das camadas e posicionar em cima do anúncio. Usando ctrl / cmd + T, vamos clicar no botão direito do mouse e inverter a posição na horizontal. Para isto, clique e selecione a opção Flip Horizontal ou Virar na Horizontal:

23

Com a imagem invertida, vamos ajustar ao tamanho do anúncio, assim como fizemos com o Smart Object lá no começo. Aperte Enter ou dê dois cliques para confirmar a ação.

24

Feito isto, deixe com 10% de opacidade:

25

Para finalizar, vamos ajustar o brilho da imagem. Selecione a camada Vidro e aperte ctrl / cmd + shift + alt + E. Isso vai mesclar todas as camadas, preservando as originais. Com esta nova camada, deixe-a acima de todas e vá em Image > Adjustments > Brightness / Contrast e deixe o Brightness em 30. Isso dará mais vida ao resultado.

26

Pronto, temos o nosso mockup. Os efeitos podem ser diferenciados de acordo com a necessidade de cada projeto e imagem.

Aqui temos o resultado:

27

Este material está disponível para download neste link.

Até a próxima.

 

 

 

3 Comentários Comente →


  1. william

    Caracas ficou show

    Reply
  2. Giuliano

    Gostei do reflexo ; – )

    Reply
  3. Caio César Alves

    Eu não sei nem como cheguei e nem como agradecer este post. Estava a dias pesquisando como aprender a montar imagens em Mockups, sou iniciante e gostaria de aprender. E este post vei em uma hora totalmente CERTA.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *